Olá,
Meu nome é Selma, sou natural de São Paulo e, além de psicóloga, sou mãe, esposa, filha, irmã, amiga, eterna estudante e muito mais...
​
Minha trajetória na área se iniciou através da graduação de Psicologia, onde tive acesso a uma formação com variedade teórica e prática, que me permitiu desenvolver recursos e habilidades na escuta clínica, ancorada na Psicanálise, e na pesquisa acadêmica, sob a luz da Psicossomática Psicanalítica.
Atualmente, sigo a vida acadêmica cursando pós-graduação lato sensu em Psicopatologia Lacaniana e Psicanálise.
​
Ademais, sou co-fundadora do @psiqlab, um ambiente específico de conteúdos variados de Psicologia, nas suas diferentes abordagens.
Me dedico ao atendimento clínico, presencial ou on-line, de adultos e adolescentes.
A escuta psicanalítica
A psicoterapia de abordagem psicanalítica é uma jornada profunda de autodescoberta e cura. Ao explorar os aspectos inconscientes da mente, essa abordagem terapêutica oferece uma compreensão rica e complexa do ser humano, possibilitando transformações significativas na vida do paciente. Se você busca um espaço para entender melhor suas emoções e desenvolver uma vida mais equilibrada, a psicoterapia de orientação psicanalítica pode ser um caminho valioso.
Por que a Psicanálise?
Essa pergunta foi feita por minha supervisora de psicoterapia, na Clínica Aplicada de Psicologia da graduação. Sempre me lembro desse dia quando estou às voltas com meus estudos, pois, apesar de parecer uma questão simples, foi tão difícil de responder. Agora, preparando esse site, me lembrei novamente dessa passagem e achei essas minhas anotações num caderno. Então, transcrevo-as aqui porque tem um significado que me é caro: me transporta para meu primeiro contato com a clínica.
"Em uma das primeiras aulas da graduação, uma professora disse: não se preocupem, vocês não escolhem a abordagem, é a abordagem que escolhe vocês. Então, posso dizer que a Psicanálise me escolheu, pois, de lá pra cá, nenhuma outra abordagem me tocou tão profundamente como essa. Lembro que me apaixonei por Freud e a cada texto lido via mais sentido e clareza em sua teoria. Durante as leituras e aulas me desconstruí, muitas crenças se quebraram, meu olhar para o outro ficou mais ampliado e o olhar para mim também se expandiu. ​Por que a Psicanálise? Porque ela expande meu olhar; porque me coloca num lugar de aprendiz e, ao mesmo tempo, oferece uma base sólida para reflexões mais aprofundadas sobre as questões humanas; porque resgata a história construída nas relações, possibilitando uma revisão que amadurece e nos transporta para um lugar mais consciente e saudável."
​
Espero que faça sentido para você, assim como faz para mim.
​
Selma Cabral